Junho Vermelho conscientiza sobre a importância da doação de sangue

cOMPARTILHE:

O mês de junho é marcado pela campanha Junho Vermelho, uma iniciativa que pretende aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Engajada na causa, a Clínica Censo, em Parauapebas (PA) oferece o exame de tipagem sanguínea rápida para a comunidade. É um processo de identificação do grupo sanguíneo de um paciente, extremamente útil para a doação como também para tratamentos, gestação e transfusões.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, um total de 3.159.774 milhões de doações por ano no Sistema Único de Saúde (SUS). Embora o Brasil esteja dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), há sempre diversos fatores que aumentam a necessidade de doadores.

Para o planejamento de doações específicas e contribuição de forma eficaz em situações de emergência, é fundamental o doador saber o seu tipo de sangue. “Quando as pessoas sabem o tipo sanguíneo delas, isso dá mais eficiência para ajudar quem precisa quando houver necessidade. Então, o serviço que oferecemos é importante para quem deseja doar e para quem precisa de ajuda em situações críticas”, destaca Cristiane Uyeno, diretora da Clínica Censo.

Tipagem sanguínea

Com apenas uma gota de sangue colhida do dedo, a amostra é analisada para determinar o tipo sanguíneo e o fator Rh, com o resultado disponível em minutos. O exame é simples, rápido e não precisa agendar. “Além disso, durante todo o mês de junho, qualquer pessoa que quiser saber a sua tipagem sanguínea terá 10% de desconto. Queremos que todos se sintam capacitados para doar sangue e salvar vidas”, reforça Cristiane.

Quem quiser fazer o exame, pode ir até Clínica Censo no intervalo entre 7h e 17h, de segunda a sexta.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.