No período pré-Carnaval, há uma queda nas doações de sangue devido às férias, viagens e festividades, enquanto a demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares do estado permanece elevada. Por isso, diversas entidades têm se mobilizado para incentivar a doação de sangue nesses dias que antecedem a folia.
A Hemoba aproveitou as comemorações dos 40 anos do axé music, para lançar a ação Axé que Salva Vidas, que busca reforçar o estoque de sangue para o período do carnaval e mobilizar os doadores antes da folia.
Serão publicados nas redes sociais da Fundação vários vídeos convidando a população baiana a doar sangue com a participação de vários artistas que fazem parte da história do axé music, como Tonho Matéria, Carla Visi, Beto Jamaica, Marinez, Durval Lelys, Jorge Zárath, Lazzo, Sarajane e Tuca Fernandes.
O Hospital de Brotas (HB) iniciou em 2025 a campanha “HB Solidário” com o objetivo de aumentar o estoque de sangue para atender seus pacientes internados. A iniciativa destaca-se pela participação ativa dos colaboradores do hospital como doadores, demonstrando um forte senso de solidariedade.
Com uma média de 60 transfusões mensais e ocupação de 100% em seus 131 leitos, o HB precisa manter seu estoque de sangue em alta. A campanha surgiu da sensibilização dos próprios colaboradores diante dessa necessidade. Embora direcionada aos quase 700 profissionais do hospital, a iniciativa é aberta ao público em geral.
A Agência Transfusional do HB, em parceria com o banco de sangue Vita Bahia, recebe o estoque de hemocomponentes para seus pacientes. As campanhas de doação são essenciais, especialmente no período do Carnaval, quando a demanda aumenta devido a acidentes e outras ocorrências. Inaugurado em junho de 2024 como o primeiro hospital próprio do INTS, o HB atende exclusivamente os 500 mil beneficiários do Planserv. A campanha “HB Solidário” busca garantir o atendimento a esses pacientes.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.