Homem morre de abdomiólise, condição que ocorre com grande esforço físico

cOMPARTILHE:

Um corredor de 50 anos faleceu em Caruaru, no Agreste, nesta quarta-feira (24), vítima de complicações de saúde causadas pela rabdomiólise, uma doença decorrente de lesão muscular aguda que resulta na coloração escura da urina.

Dorgival, que havia participado de uma prova de corrida de 14 quilômetros no domingo (21), saindo de Pombos em direção a Gravatá, passou mal na Serra das Russas, sendo encaminhado a uma unidade de saúde em Gravatá devido ao excesso de esforço físico. A rabdomiólise é caracterizada pela destruição das fibras musculares, liberando componentes celulares na corrente sanguínea e causando sintomas como fraqueza, fadiga muscular e diminuição da urina, que pode adquirir coloração escura.

Essa condição pode ser desencadeada por exercícios físicos intensos e prolongados, assim como por traumas diretos ou indiretos nos músculos, resultantes de acidentes, intoxicação por substâncias ou imobilização prolongada, como em casos de coma.

O tratamento da rabdomiólise é conduzido por um clínico geral, variando conforme a causa. Geralmente, envolve internamento hospitalar e administração de soro intravenoso para manter a hidratação e prevenir complicações, como insuficiência renal. O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica, histórico de saúde e exames sanguíneos e de urina.

Em situações não complicadas, a doença costuma resolver-se em dias a semanas, mas em casos graves, pode exigir internação hospitalar para administração direta de soro intravenoso e evitar complicações decorrentes do acúmulo excessivo de resíduos musculares no sangue.

Outro incidente ocorreu com a influenciadora Kamila Rigobeli em novembro de 2023, após participar de uma aula experimental de spinning. Ela experimentou o efeito tóxico do exercício intenso, enfrentando dores e internação após notar a coloração escura da urina.

Foto: Reprodução/Internet

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.