Festival da Virada terá módulos de saúde; saiba como irá funcionar

Homem sendo atendido por médica

cOMPARTILHE:

Para assegurar o acesso aos serviços de saúde durante o Festival Virada 2024, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implementou dois módulos que estarão em operação ao longo dos cinco dias do evento, de quinta-feira (28) a segunda-feira (01).

Um desses módulos funcionará de forma ininterrupta, 24 horas por dia, proporcionando suporte também aos trabalhadores envolvidos no evento durante o período diurno, com 10 leitos disponíveis. Cada módulo de saúde será acompanhado por uma Unidade de Suporte Básica e duas ambulâncias convencionais, equipadas com uma equipe composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista. Esse planejamento visa assegurar o transporte sanitário de pacientes que necessitem de remoção para unidades de maior complexidade, mediante regulação da Central Municipal de Regulação de Urgências.

Ambos os módulos têm capacidade para prestar assistência a pacientes em situação de maior gravidade. O leito de sala vermelha, equipado para estabilizar diversas situações clínicas e traumatológicas, conta com todas as principais medicações de uso em situações de urgência e traumas. No total, estão disponíveis 30 leitos, sendo 28 leitos de observação e 02 leitos de reanimação destinados à estabilização clínica dos pacientes.

“Nosso esquema de saúde para essa festa linda que é o Festival virada, foi pensado com muito carinho e estudo, nos baseamos nas experiências anteriores para sermos mais efetivos e ágeis no cuidado com as pessoas que vêm aproveitar e, eventualmente precisem de assistência”, destacou a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.

A ação é necessária diante aos inúmeros casos de acidente em festas, uma vez que o consumo de bebidas alcoólicas costuma ser exagerado e necessitar de apoio. Para isso, médicos especialistas também alertam para a cautela e segurança na hora dos festejos: saber o limite de cada um é essencial para aproveitar o momento de forma correta e sem prejuízos.

 

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.