Um novo estudo desenvolvido por pesquisadores Universidade de Utah, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas que mantêm o hábito de tomar de três a quatro xícaras de café diariamente correm menos risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço.
Os pesquisadores analisaram 14 estudos anteriores, com os registros de saúde de aproximadamente 25 mil pessoas, com informações coletadas ao longo de 14 anos. Entre os participantes, 9.548 tinham diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço e os outros 15.783 entraram para comparação.
Os dados confirmaram ainda que o hábito de fumar, beber grandes quantidades de álcool regularmente e comer alimentos pouco saudáveis aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Pessoas que usam produtos de tabaco correm 10 vezes mais risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. O risco é ainda maior se o tabagismo é conjugado ao consumo de álcool.
Por outro lado, os que consomem bebidas com substâncias anticancerígenas e anti-inflamatórias, como café e chá, correm menor risco.
O câncer de cabeça e pescoço engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, faringe, laringe, nariz, seios paranasais, tireoide e glândulas salivares. A doença é uma das principais causas de adoecimento e mortalidade por câncer.
Com informações do portal Metrópoles.