É possível engravidar após o câncer de mama?

cOMPARTILHE:

A resposta é direta. Sim. É possível engravidar após o diagnóstico de câncer de mama, de forma natural ou induzido. Na reportagem da Folha de S. Paulo, assinada pela jornalista Laiz Menezes, pacientes que enfrentaram a doença mostram como conseguiram alcançar o sonho de ser mãe.

No entanto, o texto reforça a importância de conversa com médicos antes de qualquer procedimento, inclusive na gravidez induzida. Segundo a Folha, é possível avaliar todas as possibilidades e ainda fazer o congelamento de óvulos, procedimento feito de forma gratuita pelo SUS.

Em entrevista à Folha, a oncologista do Hospital Sírio-Libanês, Marina Sahade, afirma que toda mulher com câncer de mama em idade fértil deve receber orientação sobre o congelamento de óvulos.

Isso porque parte das quimioterapias podem causar infertilidade mais adiante. Segundo a médica, isso depende da reserva ovariana da mulher e da idade que ela tem. “Uma mulher perto dos 40 anos já tem uma reserva ovariana um pouco menor, essa realmente precisa congelar óvulos se ela tiver o desejo de engravidar”, explica.

 

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.