Dia Mundial do Doador de Sangue: Banco de Sangue reforça urgência da doação em meio a estoques críticos

cOMPARTILHE:

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, o GSH Banco de Sangue de Salvador reforça a urgência da doação e convida a população a participar ativamente da campanha nacional Junho Vermelho.

Neste ano, a iniciativa vem acompanhada de um cenário preocupante: os estoques de sangue estão em estado crítico. A expectativa é de uma redução ainda maior nas doações de sangue devido ao feriado prolongado, que ocorre entre os dias 19 e 24, abrangendo Corpus Christi e as celebrações de São João.

O mês de junho é estrategicamente escolhido para ações de incentivo à doação, pois é também quando se comemora o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, em 14 de junho de 1868, responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos e do fator Rh, avanços que revolucionaram a medicina transfusional.

A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. No entanto, no Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde. A OMS recomenda que entre 1% e 3% da população de um país seja doadora, e embora o Brasil esteja dentro desse intervalo, o número ainda é insuficiente frente à crescente demanda hospitalar por hemocomponentes, em situações como cirurgias, emergências e tratamentos de doenças crônicas como cânceres e anemias.

Campanha Junho Vermelho

Com o slogan “No ritmo da vida – doe sangue, espalhe energia”, a campanha Junho Vermelho deste ano busca sensibilizar a população de forma emocional e positiva, comparando a doação de sangue à sensação de ouvir uma boa música.

“A doação de sangue mantém a vida em movimento. Então, aumente o volume da solidariedade, sinta as batidas do coração e deixe que esta energia te conquiste”, destaca a mensagem da campanha, sugerindo uma lista de reprodução com músicas que celebram a vida, disponibilizada aos doadores, pelas redes sociais

O GSH Banco de Sangue de Salvador atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na Av. São Rafael, 2152, São Marcos (estacionamento gratuito no Hospital São Rafael).

“Além de doar, convidamos todos a compartilhar essa mensagem com amigos, familiares e redes sociais. Quanto mais pessoas souberem, maiores as chances de aumentar os estoques e salvar vidas”, conclui Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Foto: divulgação/MS

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.