Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (World Marrow Donor Day), comemorado neste sábado (21), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) intensifica a campanha “Faça parte do time”, que incentiva o cadastro de medula em todo o estado.
Como parte da campanha, nesta sexta-feira (20), às 10 horas, a Hemoba promove uma live no seu canal do Youtube, que terá como tema a data comemorativa e esclarecerá mitos e dúvidas sobre a doação de medula. A transmissão terá participação de Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, do doador Alan Fraga e do transplantado Rodrigo Kovacs.
Na Bahia, de janeiro a agosto deste ano, 6.035 pessoas se cadastraram como doadores de medula óssea. O Ministério da Saúde definiu a meta anual de 9.244 cadastros para o estado.
Os cadastrados passam por uma análise de compatibilidade, realizada por meio de testes laboratoriais específicos a partir de amostras de sangue do doador e do receptor. Com base nas leis da genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%, enquanto que entre indivíduos não aparentados é, em média, de 1 em 100 mil.
Atualmente, no Redome estão cadastrados 5.784.307 doadores de todo o país, sendo 218.572 da Bahia.
Quem pode se cadastrar
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Nas unidades da Hemoba, o voluntário preencherá um formulário com dados pessoais e realizará a coleta de uma amostra de sangue com 5 ml para testes de compatibilidade.
Onde se cadastrar
Em Salvador, as unidades fixas de cadastro funcionam com o seguinte horário:
– Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
– Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
– Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
– Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Também há disponíveis na capital baiana as unidades móveis de coleta. Para mais informações acesse: http://hemoba.ba.gov.br/.
*Com informações de saude.ba.gov.br .