Dengue: o uso indiscriminado de remédios pode ser perigoso

cOMPARTILHE:

Vários sintomas podem ser bastante parecidos quando uma pessoa apresenta gripe, dengue ou Covid. O ideal é não usar medicamentos por conta própria e quando há sinais de febre, dor no corpo e manchas vermelhas, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Especialistas têm alertado que remédios como aspirina, ibuprofeno, nimesulida, prednisona e coristina podem agravar os casos de dengue.

Isto acontece devido às propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias desses medicamentos, eles podem aumentar o risco de sangramento em pacientes com dengue, especialmente porque a doença pode causar diminuição das plaquetas, tornando o sistema de coagulação mais sensível.
Ao suspeitar que há um quadro de dengue, o paciente deve optar por repouso, hidratação e paracetamol se necessário. E mesmo assim deve consultar seu médico ou dirigir-se a uma unidade de Saúde.
Também é crucial ficar em alerta para os sintomas da infecção. Você pode estar bem hoje e amanhã apresentar vômitos, desidratação, sonolência. Esses são sinais de alerta para buscar imediatamente o atendimento médico.
As vacinas já estão disponíveis na rede pública, mas para um público específico de crianças e adolescentes.
Portanto, é essencial investirmos em prevenção e combatermos os focos de transmissão do mosquito.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.