O tirzepatida, que tem o nome comercial Mounjaro, é um remédio indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 em adultos. Em 2022, foram realizados estudos pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) sobre a eficácia do tirzepatida em casos de obesidade. O estudo comprovou que o remédio ajuda na perda de peso de forma significativa. Para alguns especialistas, ele poderá contribuir e muito para a redução da fila para a cirurgia bariátrica.
De acordo com a médica nutróloga que atua na clínica Elsimar Coutinho, Rejane Mendonça, o Mounjaro – considerado hoje uma medicação com resultado superior ao Ozempic – é um duplo agonista, ou seja, uma única molécula apresenta efeito para dois receptores, o GLP-1 e o GIP (polipetídeo insulinotrópico). Ambos aumentam a secreção da insulina, reduzindo a glicose, aumentando a saciedade e o indivíduo passa a comer menos.
“No caso do Monjauro, por ser um duplo agonista, seus efeitos são potencializados. Hoje é o medicamento mais eficaz para perda de peso”, explica. Ainda segundo Rejane, estudos mostram redução de até 26% do peso nos pacientes que utilizam a medicação, o que deverá contribuir e muito para redução da fila de cirurgia bariátrica.
O tratamento da obesidade com o tirzepatida é realizado semanalmente, através da aplicação do remédio por meio de uma injeção subcutânea. Apesar dos resultados significativos, a médica ressalta que o medicamento não é milagroso. “Uma dieta saudável e exercícios físicos são indispensáveis para ter bons resultados e o acompanhamento médico é fundamental. E é bom salientar que este medicamento nao pode ser administrado em todos os indivíduos que querem emagrecer. Cada caso é um caso ”, conclui.