Bahia tem ampliação de vagas para tratamento renal pelo SUS

cOMPARTILHE:

Os baianos vão contar com uma expansão no número de consultas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de doenças renais. Isso foi o que anunciou o Instituto de Nefrologia Adelayde Costa (INAC), referência nesse tipo de atendimento na Bahia.

A mudança permitirá que o instituto passe a atender mais que o dobro de pacientes com doenças renais crônicas, elevando a capacidade de atendimento mensal de 100 para 210 pessoas. Essa ampliação é resultado do credenciamento do INAC como unidade de referência em nefrologia pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Dra. Fernanda Albuquerque, coordenadora de nefrologia do INAC, a ampliação será especialmente benéfica para pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) nos estágios 4 e 5. “Com essa mudança, esperamos conseguir retardar a perda de função renal nos pacientes com DRC estágio 4 e preparar melhor os pacientes no estágio 5, para que possam iniciar a diálise de forma mais tranquila e planejada, com acesso vascular definitivo, e sem precisar passar por atendimentos em serviços de emergência”, afirmou a médica. Além disso, o aumento na capacidade de atendimento busca evitar que pacientes recorram a emergências hospitalares para iniciar o tratamento.

O instituto possui uma infraestrutura robusta para o tratamento renal, contando com 102 leitos, sendo 82 de enfermaria e 20 de terapia intensiva, além de uma clínica de hemodiálise capaz de realizar até 3.600 procedimentos mensais. Além da equipe médica, o INAC oferece suporte multidisciplinar com profissionais de enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social, promovendo um cuidado integral para os pacientes. O instituto também realiza procedimentos de acesso venoso para diálise, sempre que necessário.

Mesmo com a ampliação da capacidade de atendimento, o INAC ainda tem observado uma demanda abaixo do esperado. “Por enquanto, estamos com baixa procura, apesar de sabermos que existe uma elevada prevalência da doença renal. Como a doença é silenciosa, muitos pacientes só descobrem a doença em estágios avançados. Havendo aumento da procura, temos condição de ampliar a oferta”, ressaltou Dra. Fernanda Albuquerque.

Para facilitar o acesso dos pacientes, o agendamento das consultas no INAC pode ser feito de forma on-line, via WhatsApp, no número (71) 98138-0656. É necessário apresentar documentos pessoais e o exame de creatinina atualizado para marcar a consulta.

 

 

*Com informações do A Tarde.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.