Bahia segue sem vacina contra dengue na rede pública, entenda

Foto de um mosquito

cOMPARTILHE:

A cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, iniciou a distribuição gratuita das primeiras doses da vacina contra a dengue (Qdenga) na última quarta-feira (03). No entanto, na Bahia, ainda não há informações sobre quando e como o imunizante será incorporado à rede estadual de saúde, apesar do anúncio do Ministério da Saúde de que a vacina será integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro deste ano.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) revelou que não possui detalhes sobre a vacina e que a vacinação em massa ainda não é possível devido às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Por sua vez, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador aguarda a definição das estratégias de vacinação contra a dengue pelo Ministério da Saúde e o início da distribuição das doses para implementar a imunização na cidade.

Os registros de casos prováveis de Dengue na Bahia atingiram 47.753 entre janeiro e 26 de dezembro, representando um aumento de 33% em relação a 2022, quando foram notificados 35.894 casos. A sanitarista coordenadora de doenças transmitidas por vetores, Sandra Oliveira, destaca a possibilidade de a vacinação ser adotada como alternativa na estratégia de combate à doença. Contudo, ressalta a importância de não negligenciar outras medidas preventivas diante dos desafios relacionados a doenças como Chikungunya e Zika.

Sandra Oliveira aguarda informações e definições adicionais do Ministério da Saúde para a incorporação do imunizante na rede estadual de saúde. Ela destaca a necessidade de conhecer as diretrizes específicas, como o público-alvo, faixas etárias e se a vacinação será em massa. Até o momento, a vacina não chegou gratuitamente à saúde do estado, e a Sesab continua implementando ações de prevenção em todos os municípios baianos. A estratégia inclui capacitações em novas análises estatísticas que serão implementadas em 2024.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.