A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre um efeito colateral raro, mas grave, associado ao uso de medicamentos à base de semaglutida — princípio ativo presente em produtos como Ozempic, Rybelsus e Wegovy. A reação adversa pode levar à perda repentina da visão.
Segundo a Anvisa, o efeito, denominado neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (Noiana), foi identificado após análise do Comitê de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC), ligado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Diante das evidências, a agência brasileira determinou a inclusão dessa possível reação adversa nas bulas dos medicamentos.
No Brasil, o sistema de notificação de eventos adversos VigiMed, que utiliza a base de dados VigiLyse, registrou 52 notificações de suspeitas de distúrbios oculares relacionados ao uso da substância.
A orientação da Anvisa é que pacientes que apresentarem sintomas como perda repentina da visão, visão turva ou piora rápida da acuidade visual durante o tratamento com semaglutida busquem atendimento médico imediato. Em caso de confirmação da Noiana, o uso do medicamento deve ser interrompido.