Brasil inicia aplicação da vacina meningocócica ACWY como reforço em bebês a partir de julho

cOMPARTILHE:

A partir de 1º de julho, o Brasil começará a aplicar a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para a meningocócica C em bebês de 12 meses. A medida visa ampliar a proteção contra os sorotipos da bactéria meningococo — A, C, W e Y — prevenindo casos de meningite bacteriana e meningococcemia, infecção generalizada no sangue.

Até o momento, o país registrou 361 casos de meningite causada por meningococos, com 61 mortes confirmadas.

Segundo Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o sorogrupo W tem sido um motivo crescente de preocupação, especialmente em estados do Sul do Brasil, onde houve aumento significativo da incidência recentemente. “Essa mudança representa uma ampliação da proteção contra sorogrupos que são um risco, principalmente para as crianças”, destacou.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos, segundo a Agência Brasil. Para bebês, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C aplicadas aos 3 e 6 meses de idade, seguidas de uma dose de reforço aos 12 meses — que será agora substituída pela vacina ACWY.

Bebês que já receberam as três doses da meningocócica C não precisarão tomar a nova dose de reforço, mas crianças que não foram imunizadas aos 12 meses poderão completar o esquema com a vacina ACWY antes dos 5 anos de idade.

O Ministério da Saúde, em nota técnica, reforçou que a atualização na estratégia de vacinação busca aumentar a efetividade e o impacto da imunização no país, promovendo a redução da incidência da doença meningocócica tanto em pessoas vacinadas quanto naquelas que não foram imunizadas.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.