O uso de suplementos nutricionais tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente para quem costuma frequentar a academia. Utilizado como fonte de desempenho para atividades físicas, bons resultados podem ser gerados no decorrer do processo.
No entanto, como boa parte das substâncias consumidas por atletas para aumentar a performance, ela ainda gera muitas dúvidas e é cercado de alguns mitos.
O portal Olho na Saúde conversou com a endocrinologista Taciane Mega para entender quais os benefícios da creatina, como tomar o suplemento e, principalmente, quais os cuidados necessários. Acompanhe a entrevista completa a seguir.
Suplementos nutricionais podem melhorar o desempenho esportivo?
Quando bem indicado, sim. Com os suplementos nutricionais é possível a complementação de nutrientes importantes para o bom desempenho físico como carboidratos, proteínas e calorias, porém eles não devem ser substitutos de uma dieta equilibrada e balanceada.
Quais os benefícios dos suplementos para o organismo e quando devem ser indicados?
São diversos os benefícios: melhora do bem estar, melhora da massa muscular, melhora da disposição, tratamento da sarcopenia (baixa massa muscular) e doenças do disabsortivas do trato gastro intestinal (quando há falta de absorção de nutrientes). Deve ser indicado quando o organismo do paciente não consegue atingir o nível desejado de algum nutriente específico, levando em consideração sempre suas condições de saúde, presença de doenças associadas e também dificuldade em praticar atividades físicas.
Existe alguma contraindicação para uso de suplementos?
Como são vários tipos de suplementos e cada um tem sua contraindicação, o ideal é procurar um profissional habilitado (nutricionista ou endocrinologista) para saber seu histórico de saúde e ver se esse suplemento específico não trará nenhum malefício.
Quais os benefícios da creatina para o organismo?
Os principais são:
– Fonte de energia para as células musculares;
– Melhora a performance nos treinos;
-Melhora a fadiga e a recuperação do músculo;
-Melhora nosso metabolismo.
Qual a relação direta da creatina e exercícios físicos?
A creatina ajuda a aumentar a força, a recuperação do músculo e auxilia no ganho de massa muscular.
Tomar creatina engorda ou emagrece?
Depende. A creatina pode ajudar no aumento do peso na balança pois ela promove uma pequena retenção de líquido e ganho de massa muscular. Ganhando músculo, o seu metabolismo aumenta, então quando ela é bem indicada junto com exercício e treino correto, pode auxiliar na perda de gordura.
Afinal, a creatina engorda quando a suplementação não é combinada com treinamento físico?
Engordar não engorda porque não tem calorias. Pode ajudar na retenção de líquido e aumentar o peso na balança se o treino e o exercício não estão adequados.
A creatina tem alto poder osmótico, ou seja, de atração e retenção de água nas células musculares. Isto pode gerar ganho de peso?
Pode aumentar o peso de massa muscular e a retenção de líquido se a ingesta de água não for adequada, mas não contribuir para o ganho de Gordura corporal.
A creatina gera força muscular?
Sim ela é formada por um conjunto de aminoácidos que aumenta a força muscular. Mas a creatina é um suplemento, ela não age sozinha, precisa estar combinada com exercícios resistidos e com alimentação adequada.
Quais os conselhos que a Dra. sugere para quem usa frequentemente creatina?
Fazer uso sempre com orientação profissional para avaliar a quantidade ideal da suplementação e ir fazendo seu acompanhamento de saúde em geral (metabolismo, rins e fígado), beber bastante água é manter regularidade em treinos resistidos (musculação e pilates).