Ensaio clínico da vacina da dengue: instituto recruta idosos para testes

cOMPARTILHE:

O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13), o recrutamento de 767 voluntários com idades entre 60 e 79 anos para participar de novos ensaios clínicos da vacina contra a dengue, a Butantan-D. Os testes serão realizados ao longo deste ano em quatro centros de pesquisa localizados em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, além de um centro em Curitiba, no Paraná. Paralelamente, 230 adultos de 40 a 59 anos participarão do estudo como grupo controle, distribuídos em cinco centros de pesquisa nos dois estados do Sul.

Ao todo, 997 participantes, homens e mulheres, precisam estar saudáveis ou apresentar comorbidades controladas. Entre os idosos, será realizado um sorteio para definir quem receberá a vacina, 690 pessoas, e quem receberá placebo,  77 voluntários. Já os adultos de 40 a 59 anos receberão a vacina sem divisão em grupo placebo. De acordo com o Butantan, essa etapa do estudo busca avaliar a segurança do imunizante e comparar a resposta imunológica dos idosos com a do grupo adulto já analisado em fases anteriores.

O recrutamento começa pelo Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, onde os interessados devem preencher um questionário de inscrição. Na sequência, o processo será estendido ao Hospital Moinhos de Vento e ao Núcleo de Pesquisa Clínica do Rio Grande do Sul, também na capital gaúcha; ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas; e ao Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar, em Curitiba. Segundo o gestor médico de desenvolvimento clínico do Butantan, Érique Miranda, a maioria dos voluntários fará apenas quatro visitas ao centro de pesquisa ao longo do estudo.
A vacina Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2025 para uso em pessoas de 12 a 59 anos e já integra o Programa Nacional de Imunizações. Produzida em dose única, apresentou eficácia geral de 79,6% contra a dengue sintomática e proteção de 89% contra formas graves da doença. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e tem como principais sintomas febre alta, dores no corpo e manchas na pele, sendo o combate ao mosquito, por meio da eliminação de água parada, uma das principais formas de prevenção.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.