A Semana do Doador acontece de 24 a 29 de novembro em todas as unidades da Fundação Hemoba na capital e no interior. A iniciativa integra a mobilização nacional promovida em hemocentros de todo o país, com atividades voltadas à valorização dos voluntários e ao estímulo para aumentar o número de doações.
A ação busca reforçar a importância da doação regular para manter os estoques necessários ao atendimento de pacientes em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e doenças hematológicas. O índice está abaixo da recomendação de 2% feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e distante da meta ideal de 3% a 5% observada em alguns países europeus.
Em Salvador, além das unidades fixas em hospitais, o posto temporário instalado no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de novembro, das 9h às 18h, de segunda a sábado. Os horários das 20 unidades do interior podem ser consultados no site da Hemoba.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade precisam estar acompanhados de responsável, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem histórico de doações.
No dia do procedimento, o voluntário deve evitar jejum, bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, cigarro nas duas horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta, além de ter dormido ao menos seis horas na noite anterior.




