Uso indiscriminado de anabolizantes gera riscos para a saúde

cOMPARTILHE:

Com apelo estético e promessas de ganho rápido de massa muscular, os esteroides anabolizantes têm sido utilizados por um número cada vez maior de jovens, O gastrohepatologista Vinicius Nunes alerta que o uso pode provocar inflamação aguda grave no fígado.

“Para além disso, aumenta consideravelmente o risco de trombose e distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão. Vale ressaltar ainda as lesões de pele (acnes), infertilidade e disfunção do eixo hormonal que controla a produção natural da testosterona. Isso porque, uma vez em excesso, o corpo interrompe sua produção e pode nunca mais recuperar sua capacidade produtiva”, reforça Nunes.

Um estudo científico publicado na revista JAMA, uma das publicações médicas mais importantes do mundo, realizado com mais de 1 mil usuários de anabolizantes, mostrou que o risco de morte aumentou em quase três vezes, principalmente por conta dos efeitos cardiovasculares, pois aumenta a pressão arterial, estimula o crescimento cardíaco e a deposição de placas de ateroma nas artérias. O médico explica que isso pode culminar em mortes por infarto, insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral, causando danos permanentes à saúde.

“É fundamental que a população entenda que o corpo saudável e forte deve ser resultado de alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e acompanhamento profissional. Recursos hormonais podem custar muito caro à saúde, e o uso indiscriminado deve ser combatido”, conclui Nunes.

 

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.