USF da Polêmica passa a atender 650 pessoas por dia

cOMPARTILHE:

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (22) a nova Unidade de Saúde da Família (USF) da Polêmica, situada na Rua da Igreja, no Parque Bela Vista, para oferta de serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, com atendimento médico, enfermagem e odontológico. O equipamento foi entregue pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, após um investimento de R$3,5 milhões.

A USF tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia e prestará assistência, prioritariamente, à população da localidade da Polêmica, que faz parte de Brotas, podendo cadastrar aproximadamente 16 mil pessoas na estratégia de saúde da família. As ações serão ofertadas integralmente, incluindo o acompanhamento a pacientes com hipertensão arterial, diabetes, tuberculose, hanseníase e doença falciforme, disponibilizando ainda vacinas para doenças imunopreveníveis.

“As regiões da Polêmica, do Alto do Saldanha e da Baixa do Cacau tinham falta de cobertura da Atenção Básica. Hoje, com essa nova unidade, nós estamos assistindo esta área. Aqui, serão quatro equipes de saúde, com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, e quatro equipes de saúde bucal. Portanto, agora o médico e o dentista estarão aqui, do lado das pessoas, dentro da comunidade”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito destacou que a Prefeitura tem se aproximado da universalização da Atenção Primária. “O Ministério da Saúde preconiza que com 70% de cobertura chega-se à universalização. Com a entrega desta unidade e de outras que estão em fase final de implantação, como na Liberdade e na Cidade Baixa, além da ampliação e reforma de outras, nós vamos ampliar o número de equipes de saúde da família e vamos chegar, ao final do meu mandato, com a oferta de Atenção Básica universalizada”, completou.

Com a nova unidade, a cobertura de Atenção Primária à Saúde do Distrito Sanitário Brotas, no qual a USF Polêmica faz parte, sairá de 36,86% para 51,4%. O território passa a ter sete Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Aqui teremos equipes completas para trazer, de fato, a saúde pública para onde mais se precisa dela, para uma comunidade em vulnerabilidade social e que será muito beneficiada com essa nova USF”, disse Ana Paula Matos.

Fotos: Valter Pontes / Secom

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.