Cardiologista e coordenador médico das Unidades Cardiovasculares, Osvaldemar Júnior. Foto: Ascom Ana Nery
A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Ana Nery (HAN) recebeu o selo UTI Top Performer, concedido pela Epimed Solutions e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A iniciativa, que visa a estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs Cardiológicas, busca aprimorar a qualidade da Medicina Intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. Confira a entrevista com o cardiologista e coordenador médico das Unidades Cardiovasculares, Osvaldemar Júnior.
1.O que é o Selo Top Perfomer?
O selo Top Performer faz parte de um projeto da AMIB e Epimed Solutions, chamado UTIs brasileiras, que estimula o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão. É uma distinção dada àquelas UTIs que, no último ano, tiveram uma performance no grupo do melhor desempenho, em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à complexidade.
2.Qual a importância desta premiação para um hospital público como o Ana Nery?
Dentre as mais de 180 UTIs cardiológicas avaliadas, 22 receberam o citado selo, sendo apenas 2 UTIs públicas. Isso mostra que, além de recursos tecnológicos, boas UTIs se fazem com equipe multiprofissional treinada e dedicada. UTIs públicas ligadas à SESAB, participam desse registro, objetivando menor mortalidade; uso mais eficiente de recursos e maior rotatividade de leitos, recurso limitado e essencial.
3.Quais os diferenciais da Unidade?
Gestão focada na utilização racional e eficiente dos recursos, proporcionando arsenal tecnológico, antes restritos a hospitais privados, como Oximetria Cerebral, Tromboelastometria e Ecocardiografia beira leito; médicos diaristas em tempo diurno integral, projeto único na Bahia; enfermeiros e fisioterapeutas especializados em cardiologia intensiva e farmacêutica clínica vinculada às UTIs.
4.Quais os procedimentos mais demandados e qual o nível de satisfação dos pacientes?
Sendo referência na Cardiologia, Nefrologia e Cirurgia Vascular, os procedimentos mais demandados são: cirurgias e dispositivos cardíacos, como marcapasso; procedimentos endovasculares, como cateterismo cardíaco, angioplastias coronarianas e de outros vasos; além de sermos um dos 10 maiores centros de transplante renal do país. Em última pesquisa de satisfação, 95% avaliou o serviço como bom ou ótimo.
Olho: “Dentre as duas UTIs públicas, a cardiológica do hospital Ana Nery foi a contemplada com o selo”.