Cresce o número de transplantes de órgãos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento foi em cerca de 11,6% de janeiro a agosto de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.
A pesquisa demonstra que 5.914 transplantes foram realizados nesse período de 2023, antes 5.300 em 2022. Considerando a soma total de transplantes realizados, que inclui procedimentos de córnea e medula, houve um aumento de quase 10% na quantidade de cirurgias de janeiro a agosto deste ano em comparação com 2022.
As estatísticas ainda mostram o avanço no número de doadores efetivos de órgãos. Até agosto de 2023, foram cerca de 2.435 pessoas, contra 2.310 no ano passado.
Vale ressaltar que o número ainda precisa ser melhorado, uma vez que a doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar diversas vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam. É fundamental que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão.