O SUS registrou 11.502 internações por tentativas de suicídio em 2023, segundos dados da Associação Brasileira de Medicina de Emergência-Abramede. Somente na faixa etária de 20 a 29 anos foram quase três mil casos notificados. Este dado chama atenção para uma realidade que afeta adultos em plena fase de produtividade profissional e no auge da maturidade. Estas pessoas já apresentam comprometimento da saúde mental. E o mais grave, podem a qualquer momento tirar suas próprias vidas.
Em caso de necessidade, há alguns pontos de ajuda a serem acionados, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188 ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem suporte a pessoas com sofrimento ou transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
É preciso ecoar as vozes da campanha do Setembro Amarelo, para que possamos todos ser agentes de mudança, promovendo a saúde mental e o bem-estar em nossa sociedade.