Setembro Amarelo: psiquiatra Antônio Freire fala sobre a importância do combate ao suicídio

cOMPARTILHE:

A programação do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, segue acontecendo em Salvador. Entre as instituições que promovem atividades que chamam a atenção para o tema está o Espaço Nelson Pires, que realiza um importante trabalho de saúde mental para a população.

Para saber mais sobre as iniciativas do espaço e sobre a importância de combater o suicídio, conversamos com o psiquiatra doutor em Medicina e Saúde Humana, Antônio Freire, diretor técnico do Espaço Nelson Pires e da Clínica Inside.

 

Qual o trabalho desenvolvido no Espaço Nelson Pires?

O Espaço Nelson Pires compõe, junto com a Clínica Inside, um Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental na cidade de Salvador. Lá são realizadas consultas médicas psiquiátricas de urgência e emergência, 24 horas por dia, ou seja, nos sete dias da semana. Além disso, é possível fazer internações psiquiátricas em regime integral.

Inclusive, muitas pessoas se perguntam como acontece a internação num hospital psiquiátrico. Caberá ao médico psiquiatra a decisão de indicar a internação após realizar a sua avaliação inicial nas salas de emergência. Primeiro, para atender a prerrogativa legal do Brasil, ele deve verificar se os recursos extra-hospitalares, como ambulatórios, consultórios e Centros de Atenção Psicossocial, se mostram suficientes para atender o paciente.

Depois, o psiquiatra plantonista precisa avaliar a gravidade do quadro psiquiátrico para decidir se o paciente pode voltar para casa e continuar o tratamento em equipamentos extra-hospitalares ou se precisa ficar internado no hospital especializado.

 

O preconceito ainda é uma grande barreira  na sociedade quando se fala em suicídio?

O suicídio e a tentativa de suicídio envolvem questões relacionadas a fatores genéticos, biológicos, traços de personalidade (principalmente traços de agressividade, impulsividade e perfeccionismo), história pessoal de abusos e maus tratos na infância, doenças psiquiátricas, dentre outros aspectos. Então, apesar do tema ser cercado de estigmas e preconceitos, é importante saber que as doenças psiquiátricas não tratadas aumentam o risco de suicídio e tentativas de suicídio. Desta forma, ter acesso a profissionais da saúde mental é importantíssimo como estratégia de prevenção. Iniciar o tratamento para doenças psiquiátricas salva vidas, enquanto o preconceito só traz prejuízos, e, nesse caso, pode levar à morte.

 

No Espaço Nelson Pires, o que vai ser promovido de ação de conscientização neste mês ?

O Espaço Nelson Pires e a Clínica Inside estarão iluminados na cor amarela durante todo o mês de setembro, alertando a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e valorização da vida.

 

Quais serviços serão oferecidos?

Teremos um evento público, no Itaigara, com apoio das lideranças comunitárias do bairro,  e nessa oportunidade nossos profissionais falarão para grupos de pessoas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Nossos pacientes da Inside – que oferece cuidados em Hospital Dia e consultas ambulatoriais – farão exposição das suas potencialidades e trabalhos artísticos realizados na clínica. Além disso, teremos várias discussões sobre o tema com nossos profissionais e pacientes internados no Espaço Nelson.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.