Você sabia que neste dia 4 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Sexual? É um bom momento para lembrar que em Salvador existe um espaço especializado para cuidar gratuitamente da saúde feminina. Trata-se do Ambulatório de Saúde Sexual do Hospital das Clínicas, no bairro do Canela.
Com uma média de 10 atendimentos por semana, o espaço oferece cuidados multidisciplinares com atendimento médico, educação sexual e psicológica, e fisioterapia. O tratamento também pode envolver medicamentos, incluindo a terapia hormonal.
De acordo com a Dra. Lorena Porto, responsável pelo Ambulatório, um dos principais motivos de atendimento no local é a falta de libido. “Cerca de 40% das mulheres têm alguma disfunção no decorrer da vida, e a principal é a diminuição do desejo. As causas são multifatoriais. Pode ter relação com o relacionamento, autoconhecimento, autoestima, fatores hormonais, questões de saúde, de crenças entre outros”, disse a médica em entrevista ao Jornal da Manhã (TV Bahia).
Ela orienta às mulheres que passam por esse tipo de situação que conversem com um ginecologista e explique tudo o que sente. Ele vai avaliar o caso e, se necessário, poderá encaminhar a paciente ao Ambulatório de Saúde Sexual do Hospital das Clínicas, que faz o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
As mulheres também podem fazer a solicitação na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. O pedido vai para o SUS, que encaminha o atendimento para o Ambulatório.