Vem aí o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Este ano o mote da campanha é sobre saúde materna e neonatal. Intitulada Inícios saudáveis, futuros esperançosos, a campanha instará os governos e a comunidade da saúde a intensificar seus esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais e priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.
Além disso, a OMS e seus parceiros compartilharão informações úteis para apoiar gestações e partos saudáveis, bem como melhor saúde pós-natal.
Em junho de 2024, o Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa Jr., fez um chamado urgente à ação para reduzir a mortalidade materna nas Américas. Em 2020, a América Latina e o Caribe registraram uma morte materna a cada hora, revertendo duas décadas de progresso dos indicadores de saúde materna na região.
Várias metas estão previstas na campanha. Uma delas diz respeito a aumentar a conscientização sobre as lacunas na sobrevivência materna e do recém-nascido e a necessidade de priorizar o bem-estar de longo prazo das mulheres.