A Agência Nacional de Vigilância Sanitária( Anvisa) publicou uma resolução proibindo a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos em todo o Brasil, devido à falta de estudos que comprovem a eficácia e segurança da substância.
A medida, assinada pelo gerente-geral de inspeção e fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, foi publicada na última terça-feira (25), e tem como objetivo proteger a saúde e a integridade física da população brasileira.
A decisão da Anvisa destaca ainda que, até o momento, não foram apresentados à agência estudos suficientes que comprovem a eficácia e segurança do fenol para uso em procedimentos invasivos.
“A medida cautelar adotada pela Anvisa tem o objetivo de zelar pela saúde e integridade física da população brasileira”, afirma o comunicado oficial.
Além disso, a proibição permanecerá vigente enquanto as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso do fenol estão sendo conduzidas.
Foto: SBD