Ter acesso à saúde é inteiramente importante para que a vida continue de forma coerente e segura. No entanto, muitas pessoas não conseguem arcar com o valor adquirido ao fim do mês, deixando consultas e exames para casos de extrema urgência. Uma possibilidade de amenizar esse efeito negativo na vivência do soteropolitano é a Clínica-escola da Faculdade Zarns Salvador, antiga Medicina FTC, que oferece uma série de serviços gratuitos à comunidade.
A unidade de saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h, na Avenida Luís Viana Filho, próximo ao antigo Extra da Paralela. No local, a população pode contar com serviço de clínica médica, hematologista, nefropediatra, pneumopediatra, cardiopediatra, pneumologista, cardiologista, otorrino, neurologista, entre outros. O serviço é realizado por estudantes do curso de medicina, sob supervisão e orientação dos professores da faculdade. Os agendamentos devem ser feitos através do telefone (71) 3511-4860.
Ao todo, são oferecidos cerca de 3,5 mil atendimentos por mês, que são realizados como parte da formação dos estudantes do programa de saúde em Salvador. O processo também é muito importante para os graduandos, que podem conhecer de perto a demanda da população e encontrar formas ainda mais incisivas de melhorar o contexto de saúde do soteropolitano.