A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Mirakel, com o objetivo de desmontar uma quadrilha especializada no roubo de canetas injetáveis para emagrecimento, medicamentos com alto valor de mercado. O grupo é suspeito de ter praticado 23 assaltos a farmácias em Salvador, causando um prejuízo estimado em R$ 2 milhões.
Mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos pontos da cidade. A operação é coordenada pela 14ª Delegacia Territorial da Barra e conta com o apoio de outras unidades, como o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), o Departamento de Inteligência Policial (DIP) e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
De acordo com a polícia, os criminosos atuavam com planejamento e usavam adolescentes e disfarces de entregadores de aplicativo para cometer os roubos. Entre os bairros afetados estão Pituba, Itapuã, Barra, Ondina, Costa Azul, Armação, Graça, Cabula e Horto Florestal.
O nome da operação, “Mirakel”, significa “milagre” em dinamarquês, referência ao país onde é fabricado um dos medicamentos mais procurados pela quadrilha.
As investigações continuam, e a polícia busca identificar outros envolvidos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).