Um estudo recente revelou que uma única dose de psilocibina — composto psicoativo presente em cogumelos — pode promover reduções duradouras nos sintomas de depressão e ansiedade em pacientes com câncer e transtornos mentais.
A pesquisa, publicada na revista científica Cancer, acompanhou 28 pacientes diagnosticados com câncer e transtorno depressivo maior, que receberam acompanhamento psicológico de um terapeuta antes, durante e após a administração de uma dose única de 25 mg de psilocibina.
Segundo reportagem do jornal O Globo, entrevistas clínicas realizadas dois anos depois indicaram que cerca de 53,6% dos pacientes (15 pessoas) apresentaram redução significativa da depressão, enquanto 50% (14 pessoas) alcançaram remissão dos sintomas depressivos. Além disso, a ansiedade foi reduzida em 42,9% dos participantes (12 pacientes) durante o mesmo período.
Ainda conforme a reportagem, um novo estudo randomizado e duplo-cego está em andamento para avaliar o efeito de até duas doses de 25 mg de psilocibina em comparação com placebo no tratamento de depressão e ansiedade em pacientes com câncer.