Uma resolução da Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa, publicada no Diário Oficial do último dia 18/10, suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulado. A resolução dividiu opiniões da área médica. De acordo com algumas entidades, há uma alta no atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que misturam diversos hormônios.
A resolução visa frear os excessos cometidos por profissionais que fazem mau uso desses implantes. Em alguns casos, eles utilizam em terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes para fins estéticos (EAA). Contudo, na opinião da ginecologista e diretora médica do Grupo Elsimar Coutinho, Consuelo Calizzo, a resolução precisa ser revista em prol da autonomia médica e do benefício que os implantes hormonais trazem a milhares de pacientes.
Ainda segundo Calizzo, “a resolução foi arbitrária porque não consultou os profissionais que trabalham há mais de 30 anos como ela. Eles têm ajudado muitas pacientes com endometriose, sangramentos, síndrome disfórica da TPM e os efeitos nocivos da menopausa”, reforça.