Por que comemos mais quando estamos estressados? A ciência explica

cOMPARTILHE:

Uma pesquisa australiana avançou para encontrar uma explicação científica para o fato de as pessoas compenssarem o estresse com a comida Em situações normais, quando estamos satisfeitos, uma área do cérebro chamada de habênula lateral desliga os sinais de recompensa para a comida. Mas, quando estamos estressados, essa região continua estimulando a ingestão de alimentos, nos levando a comer mais e mais.

Os pesquisadores acreditam que o papel da habênula lateral seja modulado por uma molécula chamada NPY, que o cérebro produz naturalmente em situações de estresse. Durante o estudo, ao bloquear os receptores de NPY em cobaias, os pesquisadores verificaram que os camundongos consumiram menos alimentos açucarados e ganharam menos peso.

A pesquisa foi feita com dois grupos de camundongos, metade deles foi exposta a situações que levassem ao estresse crônico e os demais foram mantidos em condições normais de laboratório. Ambos receberam a mesma dieta rica em gordura e comeram sem restrições, a quantidade que desejaram.

Os roedores estressados ganharam o dobro do peso em comparação com os do grupo de controle. Também consumiram três vezes mais açúcar do que os demais. Quando os receptores da NPY foram bloqueados, os camundongos estressados passaram a comer menos e também a diminuir a buscar por açucar.

 

Fonte: Metrópoles

Foto: Google Imagens

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.