Picadas por escorpiões aumentam na Bahia, saiba o que fazer nestes casos

cOMPARTILHE:

 

Picadas por escorpiões têm aumentado na Bahia, é o que indica a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Entre janeiro a setembro deste ano, 14.359 acidentes de escorpiões foram provocados em todo o estado – o que enfatiza os cuidados essenciais que a população deve aderir no cotidiano.

Os dados chamam atenção pelo crescimento expressivo de acidentes, já que em 2022, 14.046 casos haviam sido notificados neste mesmo período, ou seja, uma diferença em mais de 300 casos. As cidades com mais notificações são Vitória da Conquista (666), Feira de Santana (452), Poções (239) e Condeúba (236). Em todo o estado, 19 pessoas morreram por acidente escorpiônico em 2023 (até o dia 25 de setembro), de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

A picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada, além de provocar dor intensa e imediata: os casos graves podem induzir o aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa – o que ocasiona 10% de óbitos em notificações confirmadas.

Vale ressaltar que não é somente a zona rural que promove o risco, as grandes cidades também contemplam os animais, uma vez que entulhos, restos de materiais de construção e caixas de gordura são atrativos. Durante uma atividade com agentes de saúde no final do mês de setembro, 25 escorpiões foram encontrados em um condomínio do bairro de Brotas, em Salvador.

O que fazer?

O paciente deve ser levado rapidamente a um serviço de saúde. Até chegar na unidade, a pessoa pode ingerir bastante água. Medidas como manter o local da picada voltado para cima, não cortar, furar, nem apertar o local da picada também são imprescindíveis. Especialistas ainda completam com outras orientações, como examinar as roupas e calçados antes de usá-los e manter a casa limpa – sem acúmulo de lixo ou objetos – colaboram na prevenção e autocuidado.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.