Pesquisadores da UFRB desenvolvem novos compostos para tratamento da ansiedade

Mulher com ansiedade

cOMPARTILHE:

Pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveram compostos químicos inovadores que podem oferecer uma alternativa mais eficaz e com menos efeitos colaterais do que os medicamentos atuais no tratamento contra a ansiedade.

A pesquisa, iniciada pelo Grupo de Materiais Fotônicos (GMF), foca na criação de compostos químicos derivados de európio e térbio. Utilizando técnicas de espectroscopia de infravermelho e fotoluminescência, os cientistas analisaram a estrutura e as propriedades dessas substâncias, além de realizar estudos farmacológicos em duas etapas. O primeiro envolveu simulações computacionais (in silico) para prever os efeitos dos compostos, enquanto o segundo foi um experimento prático utilizando o peixe-zebra (Danio rerio), modelo comumente utilizado em testes biomédicos.

Segundo o professor Jorge Fernando Silva, que coordena o grupo, a grande vantagem dos novos materiais está em seu potencial de oferecer tratamentos mais seguros e com menor risco de efeitos colaterais, como a dependência química, que pode ser gerada por ansiolíticos convencionais.

“Embora os ansiolíticos possuam efeitos medicinais úteis, podem causar reações indesejáveis como a dependência química. A pesquisa visa um novo caminho no tratamento de doenças relacionadas à ansiedade e, pela característica intrínseca dos materiais produzidos, diversas possibilidades no estudo e compreensão da atividade ansiolítica que possam minimizar tal efeito”, afirmou o pesquisador.

A ansiedade é uma reação natural ao estresse, afeta cerca de 9,3% da população brasileira, colocando o país entre os líderes no ranking global da doença, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde);

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.