Um novo estudo global co-liderado por pesquisadores da Universidade de Queensland e da Universidade Harvard, nos EUA, detectou que uma em cada duas pessoas desenvolverá pelo menos um distúrbio de saúde mental durante a vida. Conforme os cientistas, foi descoberta uma alta prevalência de distúrbios de saúde mental em 50% da população, desenvolvendo pelo menos um distúrbio até os 75 anos de idade.
Além dessa constatação, também foi apontado que esses problemas de saúde mental tendem a surgir pela primeira vez na infância, adolescência ou início da idade adulta, afetando com ênfase na fase idosa da vida. Ao observar os números, estudiosos apontam que é necessário investir em serviços de saúde mental com foco particular nos jovens para que se possa contornar os índices e construir uma sociedade cada vez mais sadia.
Também foi observado que as doenças tendem a variar para cada gênero. Dentre os distúrbios mentais mais comuns nas mulheres, estão depressão, estresse pós-traumático e fobia específica. Já nos homens, o abuso de álcool e depressão são mais comuns. Para a pesquisa, publicada na revista The Lancet Psychiatry, foram estudados mais de 150 mil adultos em 29 países de 2001 a 2022. Os dados foram obtidos a partir da maior série coordenada de entrevistas presenciais realizadas pela Pesquisa Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil