Novembro Azul: mortes anuais por câncer de próstata no Brasil podem dobrar até 2040

cOMPARTILHE:

O mês de novembro é amplamente reconhecido como o “Novembro Azul”, período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que acomete 72 mil novos casos estimados a cada ano no Brasil. A campanha tem como objetivo informar a população sobre os riscos do câncer de próstata, destacando a importância do diagnóstico precoce e incentivando os homens a cuidarem de sua saúde de forma geral.

Apesar de muitas vezes apresentar um crescimento lento, essa neoplasia é a forma mais comum de câncer maligno entre os homens e está associado a altas taxas de mortalidade. Caso medidas mais eficazes de rastreamento do câncer de próstata não sejam implementadas em nível populacional, a previsão é de um aumento alarmante até 2040 – aponta a pesquisa do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR). Conforme a análise, que projeta a incidência futura do câncer e a carga de mortalidade em nível global, espera-se que o número de casos anuais de câncer de próstata no mundo cresça de 1,41 milhão para 2,43 milhões até 2040, um aumento de 75%.

Paralelamente, as taxas de mortalidade relacionadas à doença devem aumentar de 375 mil para 740 mil durante o mesmo período, representando um aumento de 97%. No contexto brasileiro, as estatísticas indicam um cenário ainda mais preocupante, com um aumento de 83% no número de casos anuais de câncer de próstata e um aumento de 122% na taxa de mortalidade até 2040, em comparação com 2020.

Infelizmente a ignorância ainda colabora para o aumento desses casos, uma vez que 49% dos homens nunca realizaram o exame de toque retal, importante para a detecção e tratamento precoce do câncer de próstata – aponta a pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Vale ressaltar que o exame deve ser feito por, pelo menos, uma vez por ano após os 50 anos de idade e o contexto é o mesmo da mamografia, no qual o intuito é detectar algum tipo de nódulo e enrijecimento. A apuração é muito rápida e leva de 7 a 10 segundos.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.