Mulheres vão viver mais tempo sob os efeitos da menopausa: entenda o que é, quais os sintomas e como lidar

cOMPARTILHE:

Puberdade, menstruação, vida sexual, desejos, orgasmo feminino, menopausa. Muitos temas referentes ao universo feminino ainda são cercados de tabus. E algumas fases são estigmatizadas ou tratadas com um certo deboche ou descaso. A menina ficou menstruada pela primeira vez? Ela virou mocinha! A mulher está nervosa? É TPM! Chegou na menopausa? Está velha.

Mas entrar na menopausa está longe de ser sinônimo de velhice. O corpo está envelhecendo? Sim. E isso não é uma sentença de morte. Essa fase faz parte dociclo natural da mulher, assim como a puberdade e a menstruação. Por isso, é preciso falar sobre o assunto.

“A menopausa remete à perda da juventude. A sociedade ocidental dá importância para beleza, juventude e a menopausa significa perda de fertilidade, que foi a principal função da mulher por séculos. Falamos sobre anticoncepção, mas não falamos sobre menopausa”, diz Lucia Helena Simões da Costa Paiva, vice-presidente da Comissão Especializada em Climatério da Febrasgo.

Dados do Estudo Brasileiro de Menopausa, realizado em 2022 com mais de 1.500 brasileiras, apontam que a idade média para entrar na menopausa no país é aos 48 anos. Mas é normal que ela aconteça entre 45 e 55 anos. Segundo o IBGE, a expectativa de vida das brasileiras é de 80,5 anos.

“Com o aumento da expectativa de vida, as mulheres terão mais de um terço de vida nessa fase. Se ela entrou na menopausa nos 50 anos e ela vai viver até 80, 90 anos, que ela viva bem, com qualidade de vida. Precisamos falar sobre o tema e desmistificar alguns pontos“, alerta Flávia Fairbanks, mestre e doutora em ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Antes de falar sobre a menopausa, é preciso entender o que de fato significa essa fase. A menopausa faz parte do climatério — momento de transição da vida reprodutiva da mulher para a vida não-reprodutiva. É uma fase que tem início por volta dos 40 até os 55 anos e que engloba a perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.