A ministra da Saúde Nísia Trindade e o deputado Federal Jorge Solla receberam a condecoração da Ordem do Mérito da Liga Bahiana Contra o Câncer, nesta sexta-feira ( 30 de agosto). A comenda é entregue como forma de reconhecimento da entidade àqueles que contribuem com o trabalho da Liga, especialmente com o Hospital Aristides Maltez, e que atuam na luta contra o câncer no Brasil.
A cerimônia de entrega da condecoração aconteceu no auditório do HAM. Nísia Trindade recebeu a comenda de grau Grã-Cruz, enquanto Jorge Solla ganhou o título de comendador da Ordem.
A cerimônia foi bastante concorrida e contou com a presença de vários amigos da ministra. A médica Maria Romilda Maltez, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, fez a abertura da solenidade fazendo um pequeno histórico da entidade e destacou o fato de Nísia ser a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde.
O médico Humberto Luciano, superintendente da Liga Bahiana Contra o Câncer fez a saudação oficial aos homenageados e um balanço de toda história da LBCC e do HAM que nasceu para atender as mulheres que padeciam com a doença, sem nenhuma assistência pelas ruas de Salvador e citou a luta diária do professor Aristides Maltez para lançar a pedra fundamental para a construção do hospital.