Médico baiano cria aparelho que impede crianças de se urinarem enquanto dormem

cOMPARTILHE:

Basta um pingo de urina para o dispositivo fazer uma contração na região pélvica da criança, fechando a uretra do pequeno, impedindo que ela faça xixi na cama e evitando todos os transtornos que são resultado desse problema. O médico urologista baiano Ubirajara Barroso, que é professor da Ufba e da Escola Bahiana de Medicina, criou o Soluu™️, um aparelho capaz de evitar que crianças com incontinência urinária façam xixi na cama enquanto dormem.

O aparelho é como uma roupa que é usada por debaixo da roupa íntima dos pequenos. Já existem outros dispositivos semelhantes que funcionam como alarme para, quando o sinal de umidade aparecer, avisarem aos pais via celular ou disparando um som de alerta. Esse, porém, tem duas funções aprimoradas como explica o médico Ubirajara, que desenvolve o aparelho com testagens feitas na Escola Bahiana de Medicina de Salvador.

O novo alarme possui uma diferença importante em relação aos modelos existentes. Após ser colocado na criança, o sensor é capaz de identificar quando ela tem o estímulo para começar a urinar na cama. Além de emitir um som para acordá-la (ou acordar os pais), ele aciona um mecanismo de neuroestimulação que fecha o esfíncter, impedindo o escape da urina.

“A criança não chega a urinar. O alarme toca antes que saia a primeira gota”, afirmou o urologista. Segundo Barroso, dessa forma, o condicionamento cerebral para perceber que a bexiga está cheia e acordar para urinar é mais efetivo do que nos alarmes atualmente disponíveis.

 

Fontes: CORREIO; Metrópoles / Imagen: Google

 

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.