Março Lilás: clínica de Salvador reforça importância da vacina contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero

cOMPARTILHE:

Este mês, marca uma importante campanha de conscientização sobre a saúde da mulher: o Março Lilás. O período reforça a necessidade da prevenção do câncer de colo de útero, uma doença que ainda afeta milhares de brasileiras anualmente. Em Salvador, a situação é preocupante, com a cidade apresentando uma das maiores taxas de prevalência do vírus HPV no país, atingindo 71,9% da população feminina.

O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero. Por isso, a vacinação contra o vírus é uma ferramenta essencial para a redução dos casos da doença. A Clínica IBIS, referência em imunização na Bahia, oferece a vacina contra o Papilomavírus Humano, garantindo acesso seguro e eficaz à prevenção.

De acordo com a Gerente de Farmácia do Grupo CITA, Valdinéia Souza, a vacina tem eficácia comprovada e é recomendada por organizações de saúde como a Anvisa, FDA e OMS. No Brasil, estão disponíveis duas versões do imunizante:

Quadrivalente: protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero e 90% das verrugas genitais;
Nonavalente: além dos subtipos anteriores, também protege contra 31, 33, 45, 52 e 58, que estão associados a 100% dos casos de câncer de colo de útero.

“A imunização é mais eficaz quando administrada antes do início da vida sexual, sendo recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos”, afirma a profissional. No entanto, adultos também podem e devem se vacinar, pois a resposta imunológica promovida pela vacina é mais ampla do que a do organismo já exposto ao vírus.

Onde se vacinar?

O Instituto Bahiano de Imunoterapias da Bahia (IBIS), integrante do Grupo CITA, oferece a vacina contra o HPV com toda a segurança necessária. Não há exigências rigorosas para a vacinação, sendo restrita apenas a gestantes e pessoas com febre no momento da aplicação.

Papanicolau também salva vidas

Além da vacinação, o exame de Papanicolau é fundamental para a detecção precoce de alterações no colo do útero. A recomendação é que todas as mulheres sexualmente ativas realizem o exame anualmente, garantindo um diagnóstico precoce e aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.

O Março Lilás reforça que a prevenção é a chave para uma vida saudável. A Clínica IBIS convida a população a se proteger contra o HPV e a disseminar informações corretas sobre a importância da vacinação. Cuidar da saúde é um ato de amor próprio e coletivo!

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.