Março Amarelo: Endometriose afeta 1 em cada 10 mulheres em idade fértil

cOMPARTILHE:

Doença inflamatória crônica no tecido do útero, a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras, conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mesmo com sua alta incidência, o diagnóstico ainda é tardio na maioria dos casos, impactando diretamente a qualidade de vida das pacientes.

Para ampliar a conscientização e incentivar o diagnóstico precoce, a campanha Março Amarelo reforça a importância de atenção aos sintomas e da busca por acompanhamento médico especializado.

O diagnóstico se inicia com uma boa anamnese numa consulta com ginecologista especialista em endometriose e é complementado por meio de exames de imagem, como ultrassonografia com preparo intestinal e/ou ressonância magnética de pelve ou abdômen total para mapeamento de endometriose.

O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, podendo incluir o uso de medicamentos hormonais e anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Além do tratamento médico, a abordagem multidisciplinar tem um papel essencial no controle da doença. Mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividades físicas, alimentação equilibrada e apoio psicológico, contribuem para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.