Mais de um milhão de pessoasestão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgias eletivas em todo o Brasil. O número aparece no relatório mais recente do Ministério Da Saúde sobre o andamento de um novo programa do governo federal, que pretende repassar recursos para reduzir a espera por cirurgias, exames e consultas na rede pública de saúde.
Na primeira etapa, a prioridade são as cirurgias eletivas, que são procedimentos já marcados e sem urgência. Os 26 estados e o Distrito Federal elaboraram planos com o detalhamento da quantidade de pessoas na fila e os procedimentos cirúrgicos mais aguardados em cada localidade e encaminharam ao Ministério da Saúde.
O tamanho da fila de espera por cirurgias eletivas é de1.082.795 pessoasem todo o Brasil, 487.646 cirurgias serão realizadas por meio do programa do governo federal. Com isso, a fila das cirurgias eletivas será reduzida em 45%.
Desde março, o Ministério da Saúde iniciou a transferência de dinheiro para que estados e municípios possam realizar mutirões de atendimentos – são R$ 200 milhões apenas para desafogar a fila de cirurgias eletivas. Após essa etapa, o governo federal planeja seguir com o programa para tentar reduzir as filas de espera por exames e consultas especializadas. O ministério envia um terço do dinheiro previsto após a aprovação do plano estadual e o restante é repassado depois da realização dos procedimentos.
Fonte: G1
Foto: Elaine Ataide