Julho Verde alerta sobre prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

cOMPARTILHE:

O Hospital Aristides Maltez (HAM) realiza a 9ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, durante o mês de julho. A iniciativa visa reforçar a importância de escolhas saudáveis, atenção aos sinais e sintomas iniciais, além da busca pelo diagnóstico precoce, fatores que podem fazer a diferença nos resultados do tratamento.

O Brasil registra, anualmente, cerca de 40 mil novos casos de tumores localizados na região da cabeça e pescoço. “Esses cânceres afetam áreas das vias aéreo-digestivas superiores, como cavidade oral, glândula tireoide e laringe e esses números reforçam a necessidade de intensificar ações de prevenção, diagnóstico precoce e ampliação do acesso ao tratamento para milhares de brasileiros”, ressalta o médico Lucas Silva, coordenador do setor de cabeça e pescoço do HAM.

Silva adverte que os principais fatores de risco são: consumo de tabaco (cigarros, incluindo palha, seda e eletrônicos, narguilés, cachimbos e quaisquer outros derivados) e álcool; infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas; dentre outros.

A meta da campanha do HAM é ampliar o número de diagnósticos precoces, evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

 

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.