Dores e inchaços nas articulações são os principais sintomas das doenças reumáticas, que atingem cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, e podem levar à incapacidade física, se não diagnosticadas e tratadas de forma adequada. Algumas delas também podem ser autoimunes, como a artrite reumatoide e o lúpus.
De acordo com a reumatologista Ana Teresa Amoedo, sócia da Novaimuno, ainda que a maioria dessas patologias não tenha cura, há tratamentos que amenizam sintomas, reduzem complicações e a evolução da doença, proporcionando qualidade de vida ao paciente, a exemplo dos imunobiológicos: “Essas medicações são produzidas de forma personalizada e correspondem aos anticorpos que atuam em lugares específicos das vias imunológicas e inflamatórias, estabilizando, assim, a doença”.
Para ela, este tipo de paciente geralmente passa por vários médicos e enfrenta diagnóstico equivocado ou tardio por causa da diversidade de sintomas e da falta de acesso à informação e a centros especializados. “Por isso é fundamental ter acompanhamento de um reumatologista desde os primeiros sintomas”, reforça a médica, enfatizando que a Novaimuno oferece um Centro de Terapia Assistida Infusional em Imunobiológicos.
A unidade, situada na Avenida Paulo VI, vai entrar em funcionamento brevemente, promete oferecer ainda mais conforto, tecnologia de ponta e bem-estar para os pacientes e seus familiares.




