Hospital Ortopédico da Bahia implementa novo serviço de hematologia

cOMPARTILHE:

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, administrado pelo Einstein, implementou um serviço de hematologia no ambulatório da unidade, para oferecer um cuidado mais efetivo para pacientes que apresentam alterações no sangue que estejam ou não relacionadas a determinadas doenças, com previsão de cirurgia.

Após a entrada no ambulatório, os pacientes passam por uma primeira avaliação da equipe multidisciplinar e realizam os exames indicados, incluindo os de sangue, para que, a partir disso, seja definido o melhor tratamento. Os hematologistas “entram em cena” quando são identificadas alterações sanguíneas nesses exames.

Uma patologia já identificada em alguns pacientes tratados no Ortopédico é a anemia falciforme. Isso porque a doença genética – caracterizada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo – gera algumas complicações ortopédicas, principalmente no quadril.

A Bahia é o estado que apresenta a maior incidência de anemia falciforme no país, o que se relaciona ao fato de que a doença é mais comum na população afrodescendente. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, estimam-se de 700 a 1.000 novos casos por ano. Na Bahia, a incidência estimada é de 1 caso para cada 650 nascimentos.

A doença, que costuma se manifestar a partir do primeiro ano de vida por meio de sintomas como crises de dor, infecções e eventos vasculares, requer um acompanhamento multidisciplinar precoce para que complicações como problemas de quadril (como osteonecrose) e outras condições sejam evitadas, preservando a qualidade de vida do paciente.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.