HAM realiza mutirão do Novembro Azul

cOMPARTILHE:

Dentro da programação da campanha  Novembro Azul,  o Hospital Aristides Maltez realiza no  dia 30 um mutirão de atendimento. A iniciativa vai oferecer atendimento ambulatorial, triagem para casos suspeitos com matrícula no próprio HAM, coleta prévia de PSA e agendamento de biópsia,

Para participar do mutirão os interessados devem fazer inscrição pelo telefone 71 33578531 das 8h às 15 h. O público alvo é homens com PSA acima de 4.0 com biópsia pronta ou homens acima de 45 anos que nunca tenham feito PSA.

A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Bahia e começa a partir das 7h30, mas a direção do hospital, avisa que só serão atendidos aqueles pacientes que fizeram a inscrição antecipadamente,
“A intenção é realizar não só o exame conhecido por antígeno prostático específico -PSA, mas fazer também o atendimento ambulatorial com exame de toque retal a fim de verificar a próstata – afirma o coordenador do serviço de Urologia do HAM, médico Augusto Modesto. Após a triagem os selecionados voltam pra casa já com a data para realização da biópsia programada.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina mundial. No Brasil, é o segundo mais prevalente entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhar-se para outros órgãos e levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta que nem chega a dar sinais durante a vida. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso do tratamento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um tumor da terceira idade porque cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Além da idade avançada, fazem parte do grupo de risco homens com histórico familiar da doença (cujo pai, avô ou irmão tiveram esse tipo de tumor antes dos 60 anos) ou que possuem hábitos alimentares inadequados, são sedentários, têm excesso de gordura corporal e/ou estão expostos com frequência a determinadas substâncias (aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos, fuligem e dioxinas).

A detecção precoce do câncer de próstata pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou de pessoas sem sinais (rastreamento). No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.