As atrizes Gloria Pires, Maria Clara Gueiros, Ana Petta, Ana Rosa, Lina Mello e Mayana Neiva, o ator Carmo Dalla Vecchia e o humorista e ator Rafael Portugal são alguns dos nomes que integram um time de celebridades que se uniu ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) para conscientizar a população sobre os riscos do glaucoma, principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
A incidência do glaucoma é estimada de 1% a 2% na população geral, aumentando após os 40 anos (2%), podendo chegar a 6% ou 7% após os 70 anos de idade. O acometimento é bilateral, na maioria dos casos. O caráter hereditário confere aos parentes de 1º grau até 10x mais chances de desenvolver a doença.
Outros nomes engrossam essa seleção de peso de apoiadores. Dentre eles, estão Amanda Meirelles, médica e campeã do BBB 23; Ronaldão, ex-zagueiro e campeão da Copa do Mundo FIFA de 1994; Peter Jordan, empresário e CEO do Ei Nerd; Luiza Helena Trajano, empresária; e Juliana Sinimbú, artista paraense, também decidiram emprestar suas imagens e vozes para alertar os brasileiros sobre os riscos da doença. Todos gravaram vídeos com mensagens de esclarecimento sobre o tema, que estão sendo veiculados nas redes sociais.
O engajamento dessas personalidades faz parte de uma campanha promovida anualmente pelo CBO e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). O ponto alto desse esforço será em 25 de maio (sábado) com a transmissão, pelo canal do CBO no YouTube, de uma maratona de entrevistas, reportagens, depoimentos e debates sobre diferentes aspectos relacionados à doença.
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Assim como na maratona 24 Horas pelo Glaucoma, nome da campanha organizada pelo CBO e pela SBG, as personalidades que apoiam a causa oferecem, em seus depoimentos, informações úteis e motivação. Por exemplo, Gloria Pires ressalta a importância do diagnóstico e tratamento precoce. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de o caso não evoluir em gravidade. Por isso, visite regularmente o oftalmologista para realizar exames preventivos”, recomenda a atriz.
Por sua vez, Carmo Dalla Vecchia destaca a necessidade de monitorar a pressão intraocular e reforça como o acompanhamento médico pode ser determinante para a saúde ocular dos pacientes. “Com os exames e o monitoramento em dia, é possível identificar o glaucoma – doença que, quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada, evitando assim casos de cegueira”, salienta o ator.
Segundo a presidente do CBO, Wilma Lelis, o objetivo do “24h pelo Glaucoma” é difundir informações médicas com evidências científicas em uma linguagem acessível para que a população tenha uma fonte confiável. “Glaucoma, via de regra, não dá sintomas. Quando se percebe a perda visual, a doença já está em estágio avançado e, o que é pior, de forma irreversível. É preciso que a população compreenda a necessidade de consultas regulares com um oftalmologista. Somente esse especialista é capaz de realizar o diagnóstico preciso no estágio inicial da doença e indicar qual é a melhor opção de tratamento para cada pessoa”, alerta.
O 24h pelo Glaucoma ocorre tradicionalmente em maio por causa do Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio. Como parte das comemorações, a maratona online pretende sensibilizar o público e, para isso, conta com a participação de celebridades que dão dicas sobre a prevenção. Em edições anteriores, nomes como Tony Ramos, Caco Ciocler, Carlinhos Brown, entre outros, emprestaram suas imagens e vozes para essa causa.