Exercícios em locais com ar poluído aumentam os riscos à saúde

cOMPARTILHE:

Em todo o mundo, as grandes metrópoles estão sujeitas aos maiores índices de poluição do ar. E no Brasil não é diferente. Mas qual o impacto disso na saúde de quem vive nessas cidades na hora de fazer aquela caminhada ou praticar uma maratona.

De acordo com o pneumologista Gustavo Prado, em entrevista à revista Veja, a poluição já existente nas cidades, os gases emitidos pelos veículos, as ondas de calor e a baixa umidade do ar somados representam perigos ao organismo.  Entre os principais problemas que podem surgir estão crises de doenças respiratórias, arritmias cardíacas e aumento do risco de infartos e derrames em quem já tem predisposição.

“Somando a poluição atmosférica e a domiciliar, são 7 milhões de mortes por ano, e 10% dos casos de tumores de pulmão são atribuíveis à qualidade do ar”, comenta o especialista.

Nesse contexto, é preciso ter atenção ao praticar exercícios ao ar livre, principalmente quem já tem a saúde frágil. É que, durante a stividade, a taxa de respiração aumenta para dar conta do gasto energético maior. “Assim, inalamos mais poluentes. Para ter ideia, em repouso respiramos a cada minuto cerca de 6L de ar. Em exercício, a taxa sobe para 20L”, explica Prado.

 

Como se prevenir?

O especialista ressalta que, independente da faixa etária, todos devem ficar atentos à qualidade do ar, que pode ser verificada por meio de aplicativos. E se for fazer exercícios, confira algumas dicas:

  • Idosos não devem fazer exercícios em áreas abertas se a qualidade do ar estiver ruim.

 

  • Jovens que optem por realizar atividades ao ar livre devem evitar os horários de maior concentração de poluentes – em geral, no início da manhã e no fim do dia, quando aumenta o tráfego de veículos.

 

  • Evite correr, caminhar ou pedalar em grandes vias de circulação de carros.

 

  • Evite a prática nas horas de sol mais intenso, em especial perto do meio-dia, pois a radiação solar forma poluentes secundários, a partir do contato com as partículas emitidas pelos carros.

 

  • Mantenha-se bem hidratado e faça lavagem nasal com soro fisiológico.

Comente:

Deixe um comentário

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.