HAM realiza mutirão gratuito para detecção em câncer de próstata, saiba como participar

Novembro azul

cOMPARTILHE:

No próximo dia 25 (sábado), como parte das atividades do Novembro Azul, o Hospital Aristides Maltez (HAM) realizará um mutirão de atendimentos em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia (SBU-BA). Este evento faz parte das ações de conscientização sobre o câncer de próstata. Aqueles interessados em participar do mutirão devem agendar através do telefone (71) 3357-8531 até o dia 22.

O principal objetivo da campanha vai além da conscientização, visando realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outros tumores urológicos. O Dr. Augusto Modesto, coordenador do serviço de Urologia do HAM, destaca que além do PSA, serão oferecidos atendimentos ambulatoriais com exames de toque retal e agendamento de biópsias para a confirmação de tumores prostáticos. A iniciativa também incluirá triagem de casos suspeitos de tumores de testículo e de pênis para matrícula no HAM, possibilitando acompanhamento e tratamento.

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens, sendo o segundo que mais causa mortes em todo o mundo. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura atingem até 90%. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2023, o Brasil terá cerca de 71.730 novos casos da doença. Em estágios avançados, o câncer de próstata pode apresentar sintomas como dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou sêmen, e dores pélvicas ou ósseas. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, etnia negra e obesidade.

Para a detecção precoce, é recomendado que homens a partir dos 50 anos, mesmo sem sintomas, busquem anualmente um urologista para avaliação individualizada. Aqueles pertencentes a grupos de risco são aconselhados a iniciar os exames a partir dos 45 anos. Em caso de sintomas, a procura por um urologista deve ser imediata.

Comente:

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.