As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). A boa notícia é que, de acordo com especialistas, até 80% dessas mortes podem ser evitadas com medidas simples de prevenção.
É nesse cenário que surge a campanha Setembro Vermelho, que chama a atenção para a importância do cuidado com o coração. Na capital baiana, uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia (SBC/BA) e a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), com o patrocínio da Boeringher-Ingelheim, transformará neste sábado (13), das 07h às 10h, na orla do Jardim de Alah, um cenário de mobilização em prol da saúde cardiovascular.
Serão oferecidas gratuitamente 200 camisas para aqueles que quiserem participar do evento. A I Corrida / Caminhada Pública da SBC/BA terá a supervisão e assessoria esportiva da Triação. Os participantes também contarão com outras atividades como roda de conversa, aferição da pressão arterial, além de orientação médica e nutricional. As camisas serão entregues por ordem de chegada, sem a necessidade de inscrição prévia. Será uma manhã de saúde, bem-estar e integração para todas as idades.
“A promoção de uma atividade esportiva com foco em caminhada, trote e corrida ao ar livre é uma ação de utilidade pública da SBC/BA, que tem dois objetivos claros: alertar a população para os fatores de risco responsáveis pela ocorrência do infarto agudo do miocárdio e do acidente vascular cerebral isquêmico, bem como das possibilidades de tratamento; e sinalizar de forma lúdica que as mudanças dos hábitos de vida, como praticar alguma atividade física regularmente, alimentação saudável, abstenção do tabagismo, entre outras estratégias são fundamentais para a humanidade ter mais vida com qualidade de vida. Tempo é vida!”, salienta o presidente da SBC/BA Claudio das Virgens.
Anualmente, a SBC/BA promove a Cardio Corrida, no último dia do Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, que está em sua 14ª edição. O evento é voltado para os congressistas, servindo de estímulo e reforçando o exemplo prático do quanto a atividade física traz benefícios para a manutenção da saúde como um todo. De acordo com o presidente da SBC/BA, “o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. É responsável por elevar o risco de doenças crônicas não-transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Já a prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea”, reitera Dr Claudio das Virgens.




