Especialista chama atenção de morte súbita em atletas

cOMPARTILHE:

Especialistas em cardiologia acendem um sinal de alerta sobre o aumento dos casos de morte súbita cardíaca, um fenômeno silencioso que pode atingir pessoas com ou sem histórico de doença cardíaca.

Na população em geral, a morte súbita cardiovascular permanece um problema relevante, principalmente em adultos com fatores de risco como doença aterosclerótica, hipertensão e cardiomiopatias (embora as estimativas variem muito entre populações e critérios), alerta a cardiologista Luciana Cunha.

As principais causas de morte súbita em atletas jovens incluem cardiomiopatia hipertrófica, anomalias coronarianas e condições elétricas do coração, muitas vezes silenciosas antes do evento. Em atletas mais velhos são as doenças ateroscleróticas e coronarianas, especialmente em prática de esforço intenso.

A cardiologista chama atenção de grupos de corridas e atletismo entre adultos, maior que 35 anos, onde a incidência de eventos cardíacos começa a aumentar com risco cardiovascular da própria idade, não necessariamente pelo efeito do esporte, esclarece Cunha. Estes adultos, novos atletas, muitas vezes não fazem sequer uma avaliação com cardiologista, o que seria desejável para alguém com proposição a atividade física intensa a moderada.

“A chave para este trágico desfecho é a prevenção com controle de comorbidades e fatores de risco, além de avaliação cardiológica antes de iniciar atividade física, principalmente em adultos”, conclui a médica.

Comente:

Deixe um comentário

# Últimas notícias

Utilize nosso formulário para fazer sua denúncia.

Você também poderá entrar em contato acessando nossos canais.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao acessar nosso site você concorda com nossas políticas de privacidade.